Nesta semana, entre os dias 8 e 11 de novembro, acontecerá a segunda edição do Rio Innovation Week (RIW). Durante o evento, haverá a assinatura do Tecnova3/Finep com a presença do presidente do Confap, Odir Dellagostin, e do presidente da Faperj, Jerson Lima Silva. O objetivo do Tecnova é criar condições financeiras favoráveis e apoiar a inovação, por meio de recursos de subvenção econômica, para o crescimento rápido de um conjunto significativo de empresas de micro e pequeno porte, com foco no apoio à inovação tecnológica e com o suporte aos parceiros estaduais.

Além da assinatura do Tecnova, a Faperj participará do evento com um stand e convidados da comunidade científica e de empreendedores que apresentarão resultados de suas pesquisas e iniciativas que transformam o ambiente de inovação no Estado.

Entre os participantes convidados pela Faperj, alguns cientistas da UFRJ como Claudio Cerqueira Lopes, especialista em tecnologia forense e produção do Luminol. Cerqueira Lopes falará sobre a produção de novos kits forenses para serem usados pela perícia criminal. O neurocientista da UFRJ, Roberto Lent, também pesquisador do Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino, além de colunista semanal do Jornal O Globo, estuda mecanismos de neuroplasticidade em animais e humanos ao longo do seu desenvolvimento e envelhecimento e abordará alguns aspectos de sua pesquisa em outra palestra. Já o professor Carlos Adam Conte Júnior, membro da Rede de Pesquisa em Nanotecnologia no Estado do Rio de Janeiro, abordará a utilização de sistemas de distribuição de fármacos baseados em nanopartículas. 

Da Uerj, participarão os pesquisadores Rui de Teofilo e Figueiredo Filho com tema sobre robótica na medicina a serviço do SUS; Tatiane Alves Baptista com a palestra “GovTech e Connecta – uma ponte entre a Academia e a Sociedade; Mônica Regina da Costa Marques Calderari, que estuda os resíduos da indústria do petróleo, falará sobre como evitar que a contaminação por microplásticos afetem nossa saúde e vida.

A pesquisadora Patrícia Torres Bozza Viola, da Fundação Oswaldo Cruz, é outra palestrante confirmada no evento. Bozza abordará os desafios da ciência brasileira. 

O pesquisador Fernando Lázaro Freire Júnior, do Centro Multiusuários de Caracterização Físico-Química PUC-Rio, também participará do evento. Ele falará sobre nanomaterias e aplicações a dispositivos.

O Governo do Estado do Rio de Janeiro, as secretarias estaduais de Ciência, Tecnologia e Inovação, Turismo e Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento são parceiros institucionais da Rio Innovation Week que, a cada edição, aumenta sua capacidade de ser um HUB de projetos que pensam no futuro como presente, que desenvolvem, capacitam, surpreendem e empreendem. Um movimento que reúne negócios, networking, branding, educação e soluções para alcançar resultados.