Durante a COP 27, lideranças científicas internacionais divulgaram um relatório com 10 mensagens cruciais sobre o combate às mudanças climáticas. Confira a matéria d’O Globo que entrevistou a titular da ABC Mercedes Bustamante.

Um grupo internacional de cientistas afirma que a conferência do clima da ONU no Egito (COP27) está subestimando ao menos dez problemas importantes em sua pauta. Entre os itens está o fracasso das ferramentas de financiamento ao clima que já foram implementadas e o excesso de confiança dos países de que conseguirão se adaptar a essa crise ambiental.

As preocupações dos pesquisadores estão listadas no relatório “10 New Insights in Climate Science” publicado na quarta-feira à noite por três consórcios internacionais: o Programa Global de Pesquisa em Clima e as redes de pesquisa Earth League e Future Earth. Uma das iniciativas do novo documento foi reunir literatura científica recente sobre a crise do clima e prover os governos com informações para tomada de decisões de maneira mais ágil. O IPCC, painel de cientistas do clima da ONU, já cumpre essa tarefa, mas só emite relatórios a cada seis ou sete anos.

A mensagem principal do documento é de que o foco principal dos países precisa ser mitigar as emissões de CO2, e não planejar obras grandiosas e planos econômicos para lidar com as consequências depois que elas se materializarem.

(…)

Leia a matéria completa no jornal O Globo.