Após dois anos com edições remotas, a Rede Nacional de Ciência para Educação (Rede CpE) retomará os eventos presenciais com seu V Encontro Anual, que ocorrerá entre os dias 17 e 19/11 no Museu do Amanhã, localizado no Centro do Rio de Janeiro. O reencontro presencial promete propostas de atividades mais interativas entre pesquisadores e professores.

“O Encontro deste ano está imperdível. Será inteiramente presencial, super variado em temas e formatos, com conferencistas internacionais e nacionais de peso”, resume o coordenador da Rede CpE e diretor da ABC, Roberto Lent. O evento será realizado de 17 a 19 de novembro, no Museu do Amanhã, Rio de Janeiro.

Novidades

Além das tradicionais palestras e mesas redondas, o V Encontro Anual traz inovações. “O Momento Translacional vai reunir pesquisadores associados da Rede e professores da rede básica de ensino, afiliados à categoria Amigos da Rede, trocando ideias sobre como construir a tão almejada e necessária ponte entre as ciências que estudam a Educação e as práticas efetivas de sala de aula”, conta Janaina Weissheimer (UFRN), uma das coordenadoras do evento.

Para Adriana Araújo, professora da rede pública de ensino e participante dessa atividade, “a presença de professoras vai enriquecer a ciência com as experiências da vida real dentro das escolas, assim como a ciência vai qualificar ainda mais as práticas docentes. Será uma excelente oportunidade de estudo, de troca de informações e experiências com colegas de outras localidades e com muitas afinidades relacionadas aos estudos e trabalhos realizados”.

Comunique-se

Outra novidade é a sessão Comunique-se, que será um momento descontraído e informal em que pós-graduandos orientados por pesquisadores da Rede CpE apresentarão suas pesquisas de forma acessível. A proposta é construir apresentações que visem a popularização da ciência.

Por dentro da Rede

Além dessas atividades, teremos espaços para pesquisadores associados de diferentes regiões do país apresentarem seus estudos, que também enfatizam a pesquisa translacional e a educação baseada em evidências.

Confira informações sobre valores e horários, além da programação completa, no site do evento.