A Parceria Interacademias (IAP) promoveu sua Conferência e Assembleia Geral de 1 a 3 de novembro em formato híbrido, ocorrendo presencialmente na Universidade do Arizona, em Oracle (EUA). Realizada a cada três anos, o evento aconteceu, pela primeira vez, em conjunto com o Reunião Mundial de Academias Jovens – mais informações em Academia Jovem Global (GYA).

A Conferência da IAP teve como tema “Excelência Inclusiva: Compilando Conhecimento para Sociedades Sustentáveis”, destacando um conceito que promove processos de pesquisa equitativos e sustentáveis, reconhecendo que a prosperidade e o bem-estar dependem da valorização, engajamento e inclusão de toda a diversidade humana. O evento teve sessões temáticas com exemplos concretos de excelência inclusiva no combate a desafios globais, como as mudanças climáticas, o enfrentamento de pandemias, o acesso à educação e a desigualdade.

Na mesma ocasião, a IAP também promoveu sua Assembleia Geral, que deu continuidade ao processo de reorganização da entidade, iniciado na Coreia do Sul em 2019. Com a adoção de um novo estatuto, a estrutura de governança foi simplificada para maximizar a eficácia, o impacto e a inclusão da IAP. Entre as principais mudanças está a criação de um novo Conselho, composto por seis integrantes eleitos (três de países em desenvolvimento, três de países desenvolvidos – dois deles atuam como copresidentes da IAP), assessorado por um Comitê Consultivo com doze nomes. Destes, quatro são representantes das redes regionais da IAP (um de cada) e também possuem assento no Conselho – a presidente da ABC, Helena B. Nader, representa a Rede InterAmericana de Academias de Ciências (IANAS), da qual é copresidente.

A IAP também estabeleceu a formação de três comitês permanentes: Capacity Building; Policy Advice; e Communications, Education and Outreach. Por fim, ainda durante a Assembleia Geral, as redes regionais ligadas à IAP apresentaram um relatório das atividades desenvolvidas no período entre 2019 e 2022 – no caso de IANAS, a função foi desempenhada pela presidente da ABC, Helena B. Nader.