Na 3a feira, 25 de outubro, às 16hs (hora de Brasília), teremos a segunda Mentoria da ABC de 2022, organizada pelos membros afiliados Nara Quintão e José Rafael Bordin. O vice-presidente da ABC para a região São Paulo, Glaucius Oliva, agora é o coordenador da série. 

Esta edição terá como tema o enfrentamento da desinformação científica, apresentado pela doutora em Comunicação Thaiane Oliveira. Ela vai mostrar que não se trata apenas de um problema educacional e nem de presença nas mídias sociais, mas algo mais complexo, que envolve sistemas de crença, mobilizados no ambiente digital.

Thaiane é professora do programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense (UFF); coordenadora do Laboratório de Investigação em Ciência, Inovação, Tecnologia e Educação (Cite-Lab) da UFF; pesquisadora do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Estudos Comparados em Administração de Conflitos (INCT-InEAC); pesquisadora da Cátedra Unesco de Políticas para o Multilinguismo; e membra afiliada da ABC eleita pela Regional Rio para o período 2022-2026.

Ela vai abordar:

  • O panorama geral do fenômeno da desinformação científica relacionada à saúde e meio ambiente, buscando apresentar os elementos sociais, políticos, culturais e tecnológicos aos quais a desinformação científica está relacionada; 
  • As iniciativas mundiais que têm sido conduzidas para o enfrentamento à desinformação, que abrem precedentes para perseguições e criminalização da informação, na mesma medida em que permitem uma legitimação de novas autoridades epistêmicas além das já instauradas.
  • Os possíveis encaminhamentos, a partir de pesquisas empíricas que têm apresentado evidências para o enfrentamento da desinformação junto à população e apontar avanços necessários para a regulação da informação.

Não perca a oportunidade! Inscreva-se para participar pelo Zoom!