Helena Nader assina acordo ao lado de Maria Vargas (à esquerda) e Patricia Bozza (à direita)

A Academia Brasileira de Ciências (ABC) e a Academia de Ciências e Humanidades de Israel (IASH, da sigla em inglês) assinaram neste 24 de outubro um Memorando de Entendimento para a realização de eventos conjuntos. O acordo visa integrar cientistas destacados dos dois países em diferentes áreas do conhecimento, facilitando o intercâmbio científico através de uma série de workshops a serem realizados nos próximos 4 anos.

A assinatura do memorando se deu durante reunião virtual entre as lideranças de ambas as academias. Pelo lado brasileiro, participaram a presidente da ABC, Helena Nader; a vice-presidente regional para o RJ, Patricia Bozza; a diretora Maria Vargas e o secretário executivo de Relações Internacionais, Marcos Cortesão. Já pelo lado israelense, estiveram presentes o presidente da IASH, David Harel; a vice-presidente, Margalit Finkelberg; o diretor da divisão de Ciências, Yadin Dudai; e a diretora da divisão Internacional, Neta Peretz.

O primeiro workshop deve acontecer entre junho e julho de 2023 com o tema Física Quântica. Helena Nader sugeriu também um segundo encontro voltado para as ciências da saúde, aproveitando a expertise israelense no assunto – o país teve resultados muito positivos no combate à pandemia. “Israel e Brasil já colaboram de forma muito estreita em ciência, tecnologia e inovação, sendo este acordo uma formalização desse contato”, afirmou a presidente da ABC ao fim da reunião.

Presidente da IASH, David Harel, exibe memorando assinado ao lado de Neta Peretz