O editor-chefe dos Anais da Academia Brasileira de Ciências, Alexander W. A. Kellner, enviou o seguinte texto para o site da ABC:

No meio da situação política que monopoliza todos os segmentos da sociedade, trago boas notícias! O trabalho mais citado em 2021, dos publicados nos Anais da Academia Brasileira de Ciências (AABC), conforme apresentado pelo Journal Citation Reports, foi The role of natural products in modern drug discovery, de autoria do colega Acadêmico João B. Calixto, do Centro de Inovação e Ensaios Pré-clínicos (CIEnP) de Florianópolis, em Santa Catarina.

Esse paper, que no ano de 2020 já havia sido um dos mais citados, com 23 citações, recebeu impressionantes 53 citações em 2021. A contribuição é muito relevante nos dias atuais, já que procura enfocar o valor da biodiversidade, tão impactada nos últimos anos. Calixto observa que, apesar do seu potencial, o Brasil – país tido como possuidor da maior biodiversidade do planeta – pouco tem contribuído no desenvolvimento de produtos que pudessem ingressar no pujante mercado global de medicamentos, que passa de 1.1 trilhão de dólares americanos.

O trabalho faz parte de um fascículo especial dos AABC (91 Suplemento 3) sobre um simpósio de Biodiversidade Brasil-França publicado em 2019, que foi organizado pelos acadêmicos Adalberto Luis Val, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA/MCTIC) e Vivaldo de Moura Neto, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Falando em artigos dos AABC, lembro que todos os trabalhos são de acesso aberto e estão disponíveis, sem custo, na base do SciELO. Ademais, enfatizo que os AABC publicam uma newsletter, que já se encontra em sua edição 54, com um pequeno resumo de todos os trabalhos publicados em um determinado fascículo e que pode ser consultado no site da ABC.

Consulte e divulgue os estudos publicados na revista da Academia Brasileira de Ciências (AABC). Certamente tem um trabalho que vai ser útil para a sua pesquisa.

Boa leitura!