A Fundação Parvati, uma organização internacional sem fins lucrativos, está liderando a criação do Marine Arctic Peace Sanctuary (MAPS) para proteger um dos mais importantes sistemas de suporte à vida globais: o Oceano Ártico. Enquanto o gelo do Ártico recua ano após ano, as consequências se multiplicam. Entretanto, ainda existe uma janela de oportunidade para evitar uma catástrofe irreversível, mas ela requer que ações imediatas sejam tomadas, a MAPS é uma destas ações.

O objetivo é criar o maior santuário marinho do mundo para proteger toda a área ao norte do Círculo Polar Ártico, proibindo o turismo comercial, a pesca, a extração de petróleo e gás, o transporte marítimo, a militarização e o despejo de resíduos. Todas essas atividades destroem o gelo marinho e perturbam o permafrost, revivendo patógenos adormecidos e causando liberação de metano em grande escala. As crescentes tensões militares na região provocaram alertas de uma “Nova Guerra Fria” que poderia causar disrupções duradouras.

Evidências científicas já mostraram que iniciativas de preservação do mar ártico precisam incluir as áreas costeiras nacionais, onde a maior parte da exploração se dá. Pensando nesse desafio urgente, foi lançada uma carta-aberta para que cientistas de todas as áreas demonstrem seu apoio à iniciativa, mobilizando tomadores de decisão e a opinião pública para a criação do MAPS.

A carta já conta com a assinatura de 32 laureados com o Prêmio Nobel, além de inúmeras sociedades científicas do mundo inteiro. A Academia Brasileira de Ciências, através de sua presidente Helena Bonciani Nader, já endossou a iniciativa, e agora estimula que seus membros juntem suas vozes ao pedido.

Assine a carta aberta pela criação do MAPS.