Confira a matéria do G1 sobre a solenidade de entrega do título de doutor honoris causa para Davi Kopenawa, membro colaborador da ABC e liderança indígena do povo Yanomami, ocorrida em 26/9.

O xamã Davi Kopenawa, principal liderança indígena do povo Yanomami recebeu o título de doutor honoris causa, a máxima distinção acadêmica concedida pela Universidade Federal de Roraima (UFRR). A solenidade histórica aconteceu no Centro Amazônico de Fronteiras (CAF), no campus Paricarana, zona Leste de Boa Vista, na última sexta-feira (23).

Conhecido internacionalmente e uma das mais respeitadas lideranças no país, Davi foi o primeiro indígena a receber o título da UFRR – e foi concedido por sua “liderança e contribuição na luta pelos direitos indígenas, reconhecidas tanto nacional como internacionalmente”.

“Sou o doutor honoris da floresta que eu nasci e cresci. Fiquei muito contente, muito alegre, junto com a floresta que esta viva e em pé. Ser doutor honoris é o resultado da minha luta”, disse.

(…)

A concessão do título foi aprovada por unanimidade pelo Conselho Universitário (Cuni) da UFRR no dia 5 de agosto deste ano. A iniciativa foi do Programa de Pós-graduação em Sociedade e Fronteiras.

Leia a matéria completa no site do G1.