No dia 29/9, a revista piauí divulgou o último episódio da segunda temporada do podcast “A Terra é Redonda (Mesmo)”, que destacou importância da ciência para o estudo das mudanças climáticas e para apontar os caminhos para minimizar seus efeitos. O episódio contou com depoimentos de Mercedes Bustamante (vice-presidente da ABC para a região de Minas Gerais e Centro-Oeste) e Sergio Rezende (membro titular da ABC).  

Neste programa especial, o apresentador Bernardo Esteves foi a Campinas para visitar o Sirius, o equipamento mais caro e sofisticado que a ciência nacional já teve. Esteves acompanhou um experimento que está usando o acelerador de partículas para ajudar a desvendar a física da atmosfera por trás do aquecimento global. No entanto, para que esse e outros estudos de alto nível continuem sendo realizados, é preciso que o governo amplie os recursos – ou então, todo o investimento terá sido em vão. Sergio Rezende, personagem determinante para a implantação do Sirius no Brasil ainda em seus tempos como Ministro da Ciência e Tecnologia, completou: “A média dos países desenvolvido é 3% do pib em pesquisa, desenvolvimento, ciência e tecnologia. O Brasil nunca passou de 1,3%, mesmo na época boa. Então, nós temos o desafio não só de retomar o patamar anterior, mas de fazer a ciência crescer.”

Ao longo de oito episódios, a segunda temporada do podcast aproveitou a campanha eleitoral para discutir as principais ameaças ao meio ambiente e os maiores desafios que o Brasil irá lidar no contexto das emergências climáticas. Bustamante comentou as medidas chave que o novo governo terá que adotar para tornar o país seja capaz de enfrentar o problema: “A política científica tem que estar no centro da discussão do país. Não iremos avançar, não teremos um futuro se não tivermos uma agenda científica muito robusta.” Para a cientista, é indispensável que haja investimentos em grupos de pesquisa qualificados, capazes de analisar e entender como a mudança do clima irá afetar os sistemas naturais brasileiros e quais as estratégias adequadas para lidar com os impactos ambientais futuros. 

 

Ouça o episódio completo no site da piauí. O material está disponível para download gratuitamente.