De 21 a 23 de setembro, o Programa de Educação Científica da Rede InterAmericana de Academias de Ciências (Ianas) realizou, em Córdoba (Argentina), o workshop sobre “Educação em STEM e Engajamento Público”. A Acadêmica Débora Foguel é membra do comitê organizador do workshop, uma atividade satélite da Conferência e Assembleia Geral da rede, que aconteceu na mesma semana.

O evento reuniu grupos formados por jovens que trabalham na área da educação (chamadas Equipes Nexus) e estavam interessados em desenvolver projetos pilotos que encorajassem o engajamento com o ensino de ciências, tecnologia, engenharias e matemáticas (educação em STEM) em seus respectivos países. Participaram do encontro grupos da Argentina (Buenos Aires e Córdoba), Bolívia, Equador e Peru, que seguem trabalhando no desenvolvimento de suas iniciativas em seus países.

O workshop consistiu não apenas de sessões de trabalho para planejamento dos projetos, mas também de atividades conjuntas com representantes de Academias membras da Ianas e especialistas envolvidos na redação da declaração “Catalisando Educação STEM e Compromisso Público por meio do Programa de Educação Científica da IANAS”, lançada em dezembro de 2021.