De 19 a 21 de setembro, a Rede InterAmericana de Academias de Ciências (Ianas) realizou sua Conferência e Assembleia Geral na cidade de Córdoba, na Argentina. Após dois anos apenas com reuniões virtuais da Rede, o evento reuniu as Academias-membro e seus representantes para um encontro presencial de três dias. Os participantes tiveram a oportunidade de avaliar as ações da rede no triênio 2019-2022, revisar seu estatuto e aprovar um novo regimento interno, além de eleger a liderança da Ianas para os próximos três anos.

A presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Helena Bonciani Nader, foi reeleita copresidente da rede, posição que será compartilhada até 2025 com Karen B. Strier, da Academia Nacional de Ciências dos EUA. Esta é a primeira vez que a Ianas é liderada por duas mulheres.

O membro correspondente da ABC Jeremy McNeil, presidente da Royal Society do Canadá, deixa a copresidência da entidade após dois mandatos. Também durante a Assembleia Geral, Ianas elegeu seu novo Comitê Executivo, que, além de Brasil e EUA, conta com representantes de Argentina, Bolívia, Canadá, Chile, Colômbia e Peru.

Além das inerentes atividades realizadas durante a Assembleia Geral, o evento contou com uma série de simpósios e conferências plenárias. Destes, cabe destacar o simpósio sobre mudanças climáticas e saúde, moderado por Helena B. Nader; a conferência da Acadêmica Claudia Bauzer Medeiros sobre ciência aberta; e uma sessão sobre ensino de ciências, tecnologia, engenharias e matemáticas (a chamada educação em STEM, do acrônimo em inglês), que teve a participação da Acadêmica Debora Foguel. Transição energética e publicações e periódicos predatórios também foram tópicos debatidos no evento.

 

Helena Nader, presidente da ABC, seguirá à frente da Ianas por mais três anos