Em Reunião de Cúpula realizada nos dias 20 e 21 de setembro, o Science20 (S20), grupo formado pelas Academias nacionais de ciências dos países do G20, lançou oficialmente a declaração “Recuperando Juntos, Recuperando Mais Fortes”, com as principais recomendações da ciência para os líderes das 20 maiores economias do mundo, que se reunirão em novembro em Bali, Indonésia.

O documento aborda assuntos como a construção de sistemas de saúde resilientes e adaptados às mudanças climáticas; o reforço da ciência e tecnologia com bases multidisciplinares na preparação para emergências sanitárias e ambientais; o fortalecimento do nexo entre dados, pesquisa e prática política para encontrar soluções para esses desafios e a retomada econômica pós-Covid em bases sustentáveis.

Em sua participação no evento, a presidente da ABC, Helena Bonciani Nader, ofereceu o ponto de vista da Academia sobre os principais temas abordados pela declaração:

“Como claramente exposto no documento, a ABC acredita fortemente que apenas pela colaboração e solidariedade nós cientistas seremos capazes de prover respostas à sociedade.  Estamos enfrentando aumentos significativos em desigualdade, pobreza, fome, epidemias, discriminações e discursos de ódio, além de inúmeros outros desafios. Nossas academias se encontram para abraçar a agenda 2030 e tentar atingir como pudermos os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Precisamos trabalhar juntos por um mundo sustentável e com equidade.

Infelizmente, hoje caminhamos por uma estrada com guerras, perseguições e miséria, e, por tudo isso, devemos buscar estabelecer uma relação mais estável e civilizada entre todas as sociedades. Além da defesa do meio ambiente, as pessoas precisam estar no centro de nossas decisões. É crucial combater violência, posturas anticientíficas, ignorância e Fake News, e, acima de tudo, praticar o lema: ‘Não deixaremos ninguém para trás’”, afirmou Nader.

Acesse a declaração completa do Sience20.