Confira íntegra da carta publicada pela Diretoria da Divisão de Química Analítica da Unicamp para comunicar a morte da Acadêmica Carol Collins:

É com muita tristeza que informamos o falecimento da Professora Carol Hollingworth Collins, primeira diretora da divisão de Química Analítica da SBQ, ocorrido no último domingo (18 de setembro), na cidade de Campinas – SP.

Collins formou-se em Química pela Bates College (1952), obteve seu doutorado em Físico-Química Orgânica pela Iowa State University of Science and Technology (1958), quando foi iniciada na recente cromatografia gás-líquido. Realizou pós-doutoramento na Universidade do Wisconsin e trabalhou na Brookhaven National Laboratory, no Western New York Nuclear Research Center em Louvain, Bélgica e no sudoeste da Ásia, em temas de Radioquímica e Medicina Nuclear.

A professora Carol veio para a Unicamp em julho de 1974, durante a primeira década dessa universidade, e teve um papel marcante na consolidação do Instituto de Química da Unicamp e no crescimento da Química e da Química Analítica no Brasil. Formou uma das principais escolas brasileiras em cromatografia, com uma atuação marcante no ensino que lhe permitiu publicar dois livros muito difundidos no país: “Introdução a Métodos Cromatográficos” (1987) e “Fundamentos de Cromatografia” (2006). Vale destacar sua intensa atuação nos Encontros Nacionais de Química Analítica, do qual tinha orgulho de dizer que participou de todas as edições até 2016.

Suas contribuições científicas e tecnológicas foram reconhecidas através de diversas premiações destacando-se o “Marie Curie Award”, da American Association of University Women e a “Medalha Simão Mathias”, da SBQ. Recebeu também homenagens em reconhecimento às contribuições dos 40 anos da Unicamp, aos 30 anos da SBQ, homenagem do Journal of the Brazilian Chemical Society, da IV Escola Temática em Química: Cromatografia e Técnicas Afins – Universidade Federal de Rio de Janeiro, do 17º Encontro Nacional de Química Analítica e da VI Escola de Separações, pelas suas contribuições à Química Analítica.

Pela sua destacada atuação, liderança na criação e consolidação da Divisão de Química Analítica da Sociedade Brasileira de Química, tem seu nome reconhecido na Medalha Carol Collins, entregue a cada Encontro Nacional de Química Analítica, desde a edição de 2018. A Professora Carol também era Membro titular da Acadêmica Brasileira de Ciências, membro titular da Academia de Ciências de São Paulo, e recebeu o título de Professora Emérita da Unicamp no dia 14 de maio de 2012, motivo de júbilo e honra para a Unicamp, além de ser Pesquisadora Emérita do CNPq.

A brilhante trajetória da Professora Carol certamente inspirou muitos dos nossos associados e inspirará muitos dos nossos jovens. Manifestamos nossas condolências e solidariedade à família e amigos.