A Coppe/UFRJ e a Uerj promovem, de 11 a 14 de setembro, o 16th International Workshop on Variable Structure Systems and Sliding Mode Control (VSS 2022). O evento é o primeiro da série de workshops, iniciada em Sarajevo (1990), a ser realizado na América do Sul. Esta edição no Brasil é coordenada pelos professores Liu Hsu, do Programa de Engenharia Elétrica da Coppe e membro titular da ABC; Tiago Roux, da Uerj, que foi membro afiliado da ABC entre 2017 e 2021; e Leonid Fridman, da Universidad Autónoma de Mexico. O evento será realizado no hotel Pestana Rio Atlântica, em Copacabana.

Sistemas a Estrutura Variável (VSS, na sigla em inglês) são a base de uma técnica de controle e automação, aplicável a diferentes áreas de engenharia como sistemas de geração elétrica, eletrônica de potência, sistemas aeroespaciais e aeronáutica, robótica, dentre outras.

Confira a participação dos pesquisadores da Coppe:

Na segunda-feira, de 8h30 às 9h30, o Acadêmico Liu Hsu proferirá a palestra Transformations and Combinations of Adaptive and Sliding Mode Control. Das 14h40 às 15h, os professores Alessandro Jacoud e Fernando Lizarralde e o doutorando Wenderson Gustavo Serrantola (todos do PEE) apresentarão o estudo From the Modified Smooth Sliding Control to the Super-Twisting Algorithm: UAV Trajectory Tracking Experimental Results.

Na terça-feira, das 10h20 às 10h40, o professor Liu Hsu e o professor José Paulo Cunha (Uerj) apresentarão o trabalho Chattering Is a Persistent Problem in Classical and Modern Sliding Mode Control. Na sequência (10h40 às 11h), professor Hsu se juntará ao professor Tiago Roux e ao pesquisador Victor Hugo Pereira Rodrigues (doutor em engenharia elétrica pela Coppe) para a apresentação do estudo Binary Model Reference Adaptive Control under Disturbances. Às 16h50, o professor do PEE/Coppe, Eduardo Leão Nunes apresentará, com o doutorando, Jair de Azevedo Filho, o trabalho Adaptive Super-Twisting Algorithm Subject to Unbounded Disturbances without a Priori Bounds.

No último dia do evento (quarta-feira, 14), professor Liu Hsu apresentará, novamente com a companhia do colega Tiago Roux, e também com o professor Nerito Oliveira Aminde (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia), o estudo Multivariable Sliding Mode-Based Extremum Seeking Control Via Periodic Switching Function and Cyclic Search, das 10h20 às 10h40.

Confira a programação completa em http://www.lee.uerj.br/vss2022