No dia 15 de setembro, o Painel Científico para a Amazônia (SPA, em inglês), iniciativa da Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável (SDSN) das Nações Unidas que reúne 240 cientistas do mundo inteiro, organizará uma reunião no âmbito da 77ª Assembléia Geral da ONU. O encontro “A Amazônia que queremos: Caminhos baseados na ciência para uma Amazônia sustentável, inclusiva e resiliente” acontecerá em Nova York, EUA, mas terá transmissão ao vivo pelo YouTube.
O vice-presidente da ABC para a Região Norte, Adalberto Luis Val, e o membro titular Carlos Nobre são membros do Painel e estarão presentes como palestrantes. Também estarão na mesa principal o diretor do SDSN, Jeffrey Sachs, e as cientistas Marina Hirota e Dolors Armenteras. A mediação ficará a cargo da diretora do Instituto Igarapé, Ilona Szabó.
Em virtude do Ano Internacional das Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável, o SPA se reunirá para cobrir a situação da Amazônia desde o lançamento do histórico Relatório de Avaliação da Amazônia na COP26. As soluções oferecidas no relatório podem catalisar o desenvolvimento sustentável na região.
O evento pretende mobilizar formuladores de políticas, profissionais e pesquisadores para atuar com base nas soluções oferecidas no relatório. Através do trabalhando conjunto e do investimento contínuo na Amazônia, o mundo pode apoiar esse ecossistema de importância global, que é um grande ativo climático e crucial para o desenvolvimento sustentável dos povos e da biodiversidade.