Leia a introdução de reportagem que ouviu a membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC) Mercedes Bustamante, publicada em 8 de setembro pelo Jornal O Globo.

 

O desmatamento do Cerrado, bioma que já perdeu quase metade de sua área de vegetação nativa, fez seu território aquecer cerca de 1°C no início do milênio, aponta um novo estudo que mapeou mudanças climáticas na região. Esse desmatamento também reduziu em 10% a capacidade das plantas da região lançarem umidade no ar, o que afeta o ciclo de chuvas do qual a agricultura da região depende.

A conclusão está descrita em um artigo liderado pelas ecólogas Ariane Rodrigues e Mercedes Bustamante, da Universidade de Brasília (UnB), que combinou estimativas de temperatura medida por satélites com mapas de cobertura terrestre do cerrado. O trabalho, que envolveu dez cientistas ao todo, detalhou o que aconteceu entre 2006 e 2019 com a temperatura em cada tipo de transição de uso do solo no bioma, que possui diversos tipos diferentes de fisionomia vegetal, incluindo florestas e campos naturais. A partir desses dados, fizeram uma projeção para entender qual o dano total ao clima causado pela devastação do bioma ao longo da história.

Leia a reportagem completa n’O Globo.