O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI) e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) apresentaram nessa quinta-feira (18) a Chamada CNPq/MCTI/FNDCT Nº 40/2022 – a Chamada Pública Pró-Humanidades – Programa de Desenvolvimento Científico e Tecnológico em Humanidades. A Chamada foi apresentada numa live no canal do Youtube do CNPq.
Participaram do evento o ministro do MCTI, Paulo Alvim, o presidente do CNPq e membro titular da ABC, Evaldo Vilela, o diretor de Engenharias, Ciências Exatas, Humanas e Sociais do CNPq, Carlos Alberto Pereira dos Santos; e a Diretora de Cooperação Institucional do CNPq, Zaira Turchi.
O edital no valor de R$ 50 milhões vai apoiar projetos de pesquisa e inovação nas áreas de Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas e Linguística, Letras e Artes. Os recursos são do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT).
O objetivo do edital é apoiar projetos de pesquisa que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento e inovação do País nas grandes áreas de Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas e Linguística, Letras e Artes, orientados à produção de conhecimento científico inovador para o enfrentamento de grandes desafios e problemas nacionais e para o desenvolvimento social, econômico, científico e cultural da sociedade brasileira, em especial de populações em situação de vulnerabilidade.
O ministro do MCTI explicou que o fomento do CNPq/MCTI é fundamental para o país que precisa de mais ciência, de mais tecnologia. Para ele é por meio desse incentivo que o país irá alcançar o desenvolvimento mais inclusivo e sustentável. Para o presidente do CNPq/MCTI, a chamada é importante para contribuir para ampliar a empregabilidade desses jovens doutores no Brasil.
O Presidente do CNPq, Evaldo Vilela, ressaltou que a chamada era esperada pela comunidade científica e foi construída com a cooperação com os pesquisadores, com fóruns das áreas de humanas, com a Academia Brasileira de Ciência (ABC) e com a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). E lembrou que a iniciativa resgata a ação que o CNPq já realizou anteriormente, especificamente para área de ciências sociais.
O secretário de Pesquisa e Formação Científica do MCTI explicou que o lançamento dessa chamada mostra o trabalho feito de forma integrada. Para ele a chamada mostra a atenção eu o ministério vem dando as ciências sociais.
Os projetos submetidos deverão ser inseridos em uma das seis linhas de pesquisa.
Linha 1 – Pesquisa em temas livres em Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas e Linguística, Letras e Artes;
Linha 2 – Impacto das novas tecnologias nas atividades humanas;
Linha 3 – Políticas públicas para o desenvolvimento humano e social;
Linha 4 – Políticas públicas para a inovação e para o desenvolvimento econômico sustentável;
Linha 5 – Políticas públicas para a promoção da cultura e
Linha 6 – Comunicação pública/Divulgação científica.
Data limite para submissão das propostas 03/10/2022. Acesse a Chamada Pública na íntegra neste link.