Nos dias 1 e 2 de setembro, a Unicamp irá realizar o Fórum Permanente “A ética na coleta e uso de dados: a quem pertencem, e como podem ser explorados?”, que contará com apresentações dos membros titulares da ABC Iscia Lopes Cendes e Luiz Eugênio Mello. A Acadêmica Claudia Bauzer Medeiros, que coordena o grupo de trabalho sobre Ciência Aberta da ABC, é uma das organizadoras do evento. O evento será online e as inscrições estão abertas até 1 de setembro.

Ética no Uso de Dados (Data Ethics) é uma nova área do conhecimento que busca tratar dos aspectos associados ao uso de dados tanto do ponto de vista ético quanto legal. Seus estudos e debates incluem, por exemplo, questões associadas a discriminação de dados (étnica, racial, religiosa, de gênero e outras), e o uso de dados pela sociedade civil, governo e empresas privadas. O Fórum pretende cobrir alguns dos aspectos da área.

O tema é motivado por dois fatores principais: a preocupação crescente de cidadãos sobre os usos desconhecidos e indevidos de seus dados, o que culminou, no Brasil, na chamada Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD); e a disseminação do movimento de Ciência Aberta (Open Science), que foi recomendada oficialmente durante Assembleia da UNESCO, visando a maior abertura possível de todo tipo de dados científicos.

Inscreva-se!

Confira a programação completa.