O Conselho de Administração do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) conta com novo presidente. A instância será comandada, a partir de agora, por Odir Antônio Dellagostin. Ele foi eleito por unanimidade em reunião extraordinária virtual realizada no dia 16/8.

O novo dirigente é membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC). Graduado em medicina veterinária pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), ele é doutor em biologia molecular pela University of Surrey, da Inglaterra. É, ainda, professor titular da UFPel desde 1997 e pesquisador nível 1A do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). 

Dellagostin foi coordenador do Comitê de Ciências Biológicas da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs), membro titular da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e do Comitê Assessor de Medicina Veterinária do CNPq. Além disso, foi coordenador da área de Biotecnologia da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), onde também integrou o Conselho Técnico-Científico. O novo presidente do Conselho de Administração do CGEE coordenou, igualmente, a estruturação da Rede SulBiotec. 

Atualmente, é diretor-presidente da Fapergs e presidente do Confap. Como tal, é membro do Conselho Deliberativo do CNPq, do Conselho de Administração da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), do Conselho Consultivo da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CCT). 

Dellagostin destaca a importância do CGEE para o Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação. “Me sinto honrado em ocupar essa posição, com o apoio unânime dos integrantes do Conselho. Isso demonstra o reconhecimento do meu trabalho. O Centro é uma instituição de extrema relevância para o País e para a formulação de políticas públicas em diversas áreas, com destaque para a ciência, tecnologia e inovação. Espero conduzir o CGEE para que ele possa dar bons resultados e contribuir, cada vez mais, com a sociedade como um todo”, afirma. 

 

Substituto eventual 

Na mesma ocasião, Alvaro Toubes Prata foi eleito como substituto eventual do presidente do Conselho de Administração do CGEE. Ele é graduado em engenharia elétrica e em engenharia mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O seu doutorado em engenharia mecânica foi concluído pela Universidade de Minnesota (EUA). 

Prata é professor titular do Departamento de Engenharia Mecânica da UFSC. Nesta instituição de ensino, foi reitor e pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação. Entre outros cargos, foi secretário Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; secretário Nacional de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento; e secretário-executivo do então Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.