Em 2022, a Academia Brasileira de Ciências (ABC) foi convidada a se tornar parceira oficial do Ano Internacional do Engajamento Científico 2027 (IYSE), o que foi efetivado com a assinatura, em 8 de agosto, de um acordo com a Fundação Falling Walls, instituição de referência do projeto.

O Conselho Internacional de Ciência (ISC) também é parceiro da iniciativa, que tem o objetivo de criar o impulso necessário para envolver mais pessoas com a ciência e fortalecer o papel do engajamento com a ciência no cumprimento da Agenda 2030. Atividades temáticas serão organizadas nos níveis internacional, regional e nacional.

No momento, o projeto busca construir uma coalizão global de parceiros que fortaleça a proposta de se proclamar 2027 como um Ano Internacional oficial das Nações Unidas, colocando este importante tema na agenda global. Além do apoio de instituições de diferentes regiões do planeta, o IYSE também tem trabalhado junto às delegações permanentes na Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) para garantir, em 2023, o endosso desta à iniciativa.