O Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa) estampou a capa do jornal O Globo do último sábado, 11 de junho. O veículo destacou as comemorações dos 70 anos do instituto e falou sobre os planos de ampliação da sede e de expansão das parcerias com a iniciativa privada. A reportagem do jornalista Rafael Garcia ressaltou o renome internacional da instituição e a excelência no ensino e na pesquisa, e abordou ainda a importância do Centro Pi (Centro de Projetos e Inovação IMPA) e da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP).

A matéria trouxe dados que ajudam a explicar o legado do Impa. O texto lembra que os cursos de pós-graduação têm conceito máximo desde que foram criados em 1964. De lá pra cá, 895 mestres e 549 doutores foram formados. Quando avaliado pelo “fator de impacto”, os pesquisadores do Impa produziram em média mais que o dobro do que os da Universidade de São Paulo (USP) da mesma área, atingindo um nível equiparável ao de núcleos como os de Harvard e do Massachusetts Institute of Technology (MIT), duas das três melhores instituições de ensino superior dos Estados Unidos.

O jornal disse que a interação da academia com o setor privado é essencial para a sofisticação da economia brasileira e destacou o trabalho desenvolvido no Centro Pi. “A matemática aplicada deve ser feita num diálogo com quem aplica, conversando com quem está projetando um celular, desenvolvendo um software ou fazendo algum estudo estatístico. Não é possível você simplesmente se sentar e pensar ‘hoje vou criar uma aplicação para a matemática’”, disse o diretor-geral do IMPA, [o Acadêmico] Marcelo Viana, à reportagem.

A matéria informou ainda que o instituto foi o responsável pela formação [do Acadêmico] Artur Avila, primeiro brasileiro ganhador da medalha Fields. “Foi uma oportunidade muito particular que me foi dada, e lá eu tive contato com professores e os melhores pesquisadores que se poderia encontrar num ambiente pequeno e muito acolhedor”, declarou Artur.

Leia a reportagem completa no site do Impa.