Entre 6 e 10 de junho de 2022, líderes do continente americano reuniram-se em Los Angeles, EUA, para a 9ª Cúpula das Américas, ocasião em que reiteraram valores comuns em prol de uma região pacífica, inclusiva e sustentável. Os participantes reafirmaram seu compromisso com os direitos humanos, com esforços para conservação e proteção dos recursos naturais regionais e com o bem-estar das suas sociedades.

O Painel Científico da Amazônia (SPA, sigla em inglês) alertou para a urgência de conservação da bacia amazônica, que oferece serviços ecossistêmicos e é uma preciosa herança da humanidade. A intensa exploração, com desmatamento e degradação da floresta, está no limite do irreversível e, portanto, é necessário o compromisso de zero desmatamento e degradação antes de 2030, com investimento maciço em ciência, tecnologia e inovação para restauração dos ecossistemas e estabelecimento de um Cinturão de Reflorestamento entre os países amazônicos.

A nota, em nome do SPA, é assinada pelos Acadêmicos Carlos Nobre, Mercedes Bustamante e pela vice-presidente para as Américas da Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (SDSN, sigla em inglês), Emma Torres.

Leia o documento na íntegra aqui

Acesse o SPA Executive Summary Science Panel for the Amazon 2021