Ano Internacional das Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável 2022-23 (IYBSSD, sigla em inglês) foi definido pelas Nações Unidas e sua agência para educação, Unesco. O objetivo é ressaltar a ligação entre as ciências básicas e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e destacar como um impacta diretamente no alcance do outro.

Academia Brasileira de Ciências (ABC) e a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) são parceiras oficiais desta iniciativa e participarão das atividades oficiais, assim como da avaliação de propostas para eventos a serem organizados oficialmente no âmbito do Ano Internacional das Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável

Os ODSs

Lutar coletivamente por 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) – este é o compromisso da Agenda 2030, adotada em 2015 pela Assembleia Geral das Nações Unidas. Está é uma visão integrada para o desenvolvimento sustentável de todas as populações do mundo. 

Vários desses ODS estão explicitamente ligados a avanços científicos: saúde e bem-estar (ODS 3); água potável e saneamento (ODS 6); energia acessível e limpa (ODS 7); ação climática (ODS 13); vida sob a água (ODS 14); e vida na terra (ODS 15). Mas, na verdade, todos os ODS exigem a contribuição da ciência e da tecnologia. 

Saiba mais sobre os ODS aqui.

Este ano – que vai de 1o de julho de 2022 a 1o de julho de 2023 – será um momento chave de mobilização para convencer líderes econômicos e políticos, bem como o público em geral, da importância da ciência básica para o nosso futuro.


Você tem uma proposta de atividade e quer submetê-la à avaliação? Saiba mais no formulário e o preencha aqui!

Baixe o logo do evento em português aqui


Veja as informações e notícias atualizadas no site original do IYSSD 2022