Helena Nader durante a reunião da IAP

No dia 10 de maio, a presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Helena Bonciani Nader, que também ocupa o cargo de copresidente da Rede InterAmericana de Academias de Ciências (Ianas), participou de um encontro da Parceria InterAcademias (IAP). A reunião contou com o comitê de direção da organização e as lideranças de suas redes regionais na Europa (Easac), África (Nasac) e Ásia-Oceania (AASSA), além da Ianas. Na representação das Américas, Helena B. Nader esteve acompanhada de Jeremy McNeil, também copresidente da Ianas, presidente da Royal Society do Canadá e membro correspondente da ABC.

Durante a reunião, os participantes foram informados sobre os últimos desdobramentos referentes à Conferência e Assembleia Geral da IAP, que acontecerá em novembro de 2022, em formato híbrido (presencialmente nos EUA e on-line). Nesta ocasião também serão referendados os resultados das eleições para o comitê de direção da IAP, bem como para diversos outros órgãos decisórios da organização.

Os representantes das redes tiveram a oportunidade de apresentar o trabalho que vem sendo realizado regionalmente, destacando as atividades mais recentes e aquelas que serão realizadas no futuro próximo. No caso da Ianas, teve destaque a recém-concluída série de webinários “Água e Sáude nas Américas” e a Assembleia Geral da rede, prevista para ocorrer em setembro na Argentina. O evento Diálogo Nobel América Latina e Caribe, organizado pela ABC em novembro de 2021, também foi abordado.

O encontro também debateu o planejamento estratégico e as próximas atividades da IAP, como o lançamento do relatório global do projeto “Mudanças Climáticas e Saúde” (Climate Change and Health, no original em inglês), que já teve documentos regionais disponibilizados pelas quatro redes. Com relação a ações futuras, Helena B. Nader, indicou a democracia e o papel da ciência na sociedade como temas relevantes para declarações da organização. A presidente da ABC também realçou a importância de se manter o envolvimento da IAP com o Movimento pela Equidade Sustentável em Saúde (SHEM, na sigla em inglês).

A parte final da reunião foi dedicada à situação enfrentada pela Academia de Ciências da Nicarágua (ACN), que teve seu registro legal cassado pelo governo do país. Helena B. Nader fez uma fala introdutória do assunto e destacou pontos levantados na carta enviada pela ABC para os chefes dos Poderes Executivo e Legislativo nicaraguenses, na qual foi feito um apelo pelo imediato reestabelecimento da atuação legal da ACN. Os participantes do encontro foram unânimes ao sugerir à liderança da IAP que também encaminhe uma comunicação aos governantes da Nicarágua e que se mantenha o status da ACN como membro da organização pelo tempo necessário.

Os participantes da reunião da Parceria InterAcademias