Confira a introdução da entrevista d’O Globo com Jim Kurose, convidado internacional do segundo dia da Reunião Magna da ABC 2022, publicada em 4 de maio.

 

Passados mais de trinta anos desde que a Internet se firmou como ciberespaço, os desafios em torno da rede se tornaram mais complexos. Não há grandes dúvidas no meio acadêmico sobre como construir e gerenciar uma rede de comunicação eficiente, mas persiste o desafio de garantir que as informações verdadeiras sejam bem distribuídas, por exemplo.

A pandemia também trouxe novas questões, e no campo da educação a Internet tem produzido mudanças significativas, segundo Jim Kurose, cientista da computação da Universidade de Massachusetts.

Para onde caminhará, portanto, a Internet? E quais são os seus impactos? Para Kurose, o uso responsável da inteligência artificial (IA) pode ser um grande aliado na resolução dos desafios sociais. Já na esfera educacional, flexibilidade no processo de aprendizagem que mescla on e off-line é a chave no pós-pandemia.

Coautor do best-seller “Redes de Computadores e a Internet”, Jim Kurose está presente nesta quarta-feira na Reunião Magna de 2022 da Academia Brasileira de Ciências (ABC), principal evento da Academia que acontece até amanhã no Museu do Amanhã, no Rio, para discutir com a sociedade o papel da ciência na construção de um futuro mais justo e sustentável.

Com o tema “O futuro é agora”, o evento reúne grandes nomes da ciência mundial para debater questões como mudanças climáticas, pandemias, revolução 4.0 e Internet das Coisas (IoT).

(…)

Para ler a entrevista, acesse o portal d’O Globo