A pandemia que assolou o mundo nos últimos dois anos ainda não terminou. Apesar de a vida estar progressivamente voltando ao normal, os efeitos da Covid-19 ainda serão sentidos por algum tempo no Brasil e no mundo. Países que pareciam ter controlado a doença estão de novo sofrendo com surtos de contaminação e o risco do surgimento de novas variantes mantém a comunidade científica em estado de alerta.

O ano de 2021 deixou absolutamente claro que as vacinas são a forma mais eficaz de combate ao novo coronavírus. A queda brutal nos números da doença, sobretudo nos óbitos, só foi possível graças a imunização em massa, o que é observável em todos os países que a fizeram. Entretanto, esse processo sofreu com a desconfiança de setores da sociedade, influenciados por fake news e narrativas políticas com objetivo explícito de desinformar e tumultuar.

Para combater esse problema, a Parceria InterAcademias (IAP) realizou em março do ano passado um webinário global para ajudar academias nacionais de ciência e os próprios cientistas a abordarem o assunto com o público, enfrentando o ideário anti-vacina e criando uma cultura de confiança e receptividade às campanhas de imunização.

Como resultado desse encontro, a IAP organizou um relatório sobre o tema, que será lançado oficialmente em 26 de abril, às 08:00 (Horário de Brasília), em novo webinário. O documento traz recomendações práticas para aumentar a adesão às vacinas e é recomendado para cientistas, divulgadores e jornalistas que queiram se aprofundar no tema.

Inscreva-se.