Carlos Alexandre Netto

Na última quarta-feira (30), a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) realizou o terceiro seminário da série “Projeto para um Brasil Novo”, e o tema da vez foi a educação superior. Participaram do debate os membros titulares da Academia Brasileira de Ciências (ABC) Luiz Bevilacqua, Marcelo Knobel e Carlos Alexandre Netto, este último como moderador, além de Sandra Goulart Almeida e Naomar Almeida Filho. Todos os participantes já atuaram ou atuam como reitores de grandes universidades federais.

O propósito dos debates é elaborar documentos com sugestões de políticas públicas, a serem entregues para os candidatos à presidência do país. Os palestrantes abordaram diretrizes gerais que devem ser levadas em conta na gestão da educação superior e trouxeram exemplos de projetos regionais de sucesso que poderiam ser expandidos a nível nacional.

O caráter público e gratuito das universidades federais foi defendido a todo momento. “Educação é bem público, direito de todos e dever do Estado”, frisou Sandra Goulart. As universidades públicas respondem por 90% da pesquisa no país, mas apenas 25% dos estudantes de graduação estão nessas instituições. “Precisamos expandir o ensino público criando novas instituições, não inchando as já existentes”, argumentou Luiz Bevilacqua.

Marcelo Knobel

A inclusão foi tema central do debate. Apenas 20% dos jovens brasileiros entre 18 e 24 estão cursando o ensino superior, seja em instituições públicas ou privadas. As cotas e os programas de financiamento estudantil foram citados como importantes avanços na democratização desses espaços. Mas, além de facilitar o acesso, é preciso também garantir um ensino de qualidade, e os debatedores concordaram que o sistema universitário brasileiro carece de uma reforma curricular.

Fazendo um histórico da educação superior brasileira, Bevilacqua afirmou que o Brasil não possui uma tradição universitária. “Nossas instituições são divididas em grandes institutos que interagem pouco”, avaliou. Na mesma linha, Naomar Almeida lembrou que “a universidade tem de ser maior que o conjunto das faculdades” e afirmou que só duas instituições no país trabalham com o conceito de bacharelados intercurriculares, a Universidade Federal do ABC (UFABC) e a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB).

Além de transversais, os novos currículos devem também ser mais flexíveis e permitir maior mobilidade. A falta de interação entre instituições é um dos grandes problemas do ensino superior brasileiro. De acordo com Naomar Almeida, “muitas vezes é mais fácil mandar aluno pro exterior do que pra outra universidade brasileira”. Marcelo Knobel sugeriu um sistema unificado de créditos. “Hoje os jovens são obrigados a escolherem uma carreira com 18 anos e depois, se quiserem mudar, têm que começar do zero, nada se aproveita”.

Luiz Bevilacqua

Outro ponto debatido foi a necessidade de maior integração com o ensino básico. O modelo de colégios universitários, já aplicado de forma mais estruturada na Unicamp e no sul da Bahia, bem como em outras universidades pelo Brasil, foi defendido como uma forma de o ensino superior assumir o papel de zelar também pela qualidade do ensino básico. Esses colégios servem como uma ponte para a universidade, sobretudo em regiões onde a academia não se faz presente. “É impressionante a transformação que ocorre numa cidade pequena quando passa a ter um colégio universitário”, disse Naomar.

Os debatedores ponderaram também sobre os erros e acertos do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), lançado em 2007 para melhorar o acesso e a permanência ao ensino superior. “É imprescindível refletirmos sobre o que não fizemos nos momentos de bonança”, observou Naomar. Também foi pautada a importância de entidades representativas da ciência, como a Sociedade brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e a Academia Brasileira de Ciências (ABC), agirem como vanguarda nas lutas por maiores financiamentos e reformas curriculares.

Assista ao seminário completo no YouTube da SBPC: