Confira matéria do Planeta Coppe sobre a premiação internacional recebida pelo membro titular da ABC Edson Watanabe. A ABC parabeniza o Acadêmico pela distinção.

 

O professor do programa de Engenharia Elétrica da Coppe/UFRJ Edson Watanabe recebeu na terça-feira, 22 de março, o prêmio One Step on Electro Technology – Looking back, we can see the future, concedido pelo Instituto de Engenheiros Eletricistas do Japão. A premiação foi concedida durante cerimônia remota iniciada às 4h50h em Tóquio. 

Criado em 2008, para marcar o 120º aniversário da instituição, o prêmio tem características diferentes de outras premiações e visa reconhecer o mérito de “mono”, “koto”, “hito” e “basho” (ou seja, “coisa”, “fato”, “pessoa” e “local”) que deram importantes contribuições ao desenvolvimento da engenharia elétrica e deram “um passo” no desenvolvimento da indústria e notável contribuição cultural. O objetivo é não apenas manter registro da brilhante história do passado e enaltecer conquistas anteriores, mas voltar no tempo e aprender com pontos de vista, esforços, adversidades e realizações daqueles que vieram antes e, então, olhar para o futuro.

O prêmio foi para a “coisa” e “caso” Teoria de Potência Reativa Instantânea e Sua Difusão, com reconhecimento ao professor H. Akagi, principal autor da teoria e ao professor Watanabe por sua contribuição e difusão. Um dos diferenciais da premiação é reconhecer também as instituições envolvidas, e assim foram contempladas a UFRJ (pela atuação do professor Watanabe), o Instituto de Tecnologia de Tóquio (onde ambos realizaram o doutorado e o professor Akagi atualmente é docente), e a Universidade de Tecnologia Nagaoka, Japão (onde o professor Watanabe atuou como pesquisador visitante e o professor Akagi como docente). Durante seu discurso o professor Watanabe destacou também a contribuição do professor Maurício Aredes, também do Programa de Engenharia Elétrica da Coppe, para a referida teoria (a “coisa”) e sua difusão (o “fato”), por meio de um livro internacional.