É com profundo pesar que a Academia Brasileira de Ciências informa a morte do Acadêmico Yociteru Hasui, professor aposentado da Universidade Estadual Paulista em Franca (Unesp) de Rio Claro, na última segunda-feira (21).

Hasui graduou-se em geologia pela Universidade de São Paulo (USP) em 1961, onde iniciou sua carreira docente, no Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT). Em 1979, juntou-se à Unesp, tanto na graduação, quanto na pós, até se aposentar do cargo em 1995. Mesmo aposentado, atuou como professor voluntário nos anos seguintes.

Com grande conhecimento sobre a geologia do território brasileiro, foi grande divulgador das Ciências da Terra e incansável na aplicação dos conhecimentos de geologia estrutural e de tectônica, tendo influenciado muitas gerações de geólogos em suas aulas, palestras e publicações de artigos e livros, bem como nas orientações de seus discípulos. 

Em vida, o Hasui publicou 14 livros, monografias e mapas geológicos regionais, 39 capítulos de livros, 73 artigos em revistas, 75 artigos em publicações de eventos científicos, além de 3 artigos informativos e 17 textos de cursos. Também produziu 50 relatórios de investigações técnicas de projetos de engenharia e mineração. Participou de 56 eventos científicos e técnicos e apresentou 173 comunicações com resumos publicados e 54 conferências. Várias contribuições introduziram inovações no desenvolvimento da geologia brasileira.

O geólogo era membro titular da Academia Brasileira de Ciências desde 1997, titular da Academia de Ciências do Estado de São Paulo e afiliado à Sociedade Brasileira de Geologia (SBG). Integrou a diretoria da SBG no período de 1969-76.

Yociteru deixa a esposa Debora Helena Sapadari, além dos filhos Marianne, Fernando e Haide. Ele também deixa seis netos. A ABC lamenta profundamente a perda deste grande cientista e apresenta suas condolências aos familiares e amigos.