Na próxima quarta-feira (16), às 10 horas (horário de Brasília), será lançado oficialmente o relatório da Parceria InterAcademias (IAP) sobre práticas acadêmicas predatórias. O documento é fruto de uma pesquisa internacional, realizada durante 2021, que mediu a extensão e o impacto que essas práticas têm em diferentes regiões, disciplinas e estágios da carreira científica.

Lançado no segundo semestre de 2020, o projeto “Combatendo Conferências e Revistas Acadêmicas Predatórias” busca identificar intervenções viáveis e efetivas para conter esse problema. Práticas predatórias estão num crescente ao redor do globo, e incluem: pagamento para publicação em revistas sem revisão por pares, conselhos editoriais falsos, fatores de impacto fraudulentos e eventos com nomes propositalmente similares a conferências legítimas, como forma de atrair inscrições pagas.

Financiado pela The Gordon and Betty Moore Foundation (GBMF) e liderado por um grupo de trabalho independente composto por cientistas do mundo inteiro, o projeto já realizou webinários sobre o assunto no final do ano passado. A edição voltada para as Américas, organizada em parceria com a Rede Interamericana de Academias de Ciências (IANAS), foi realizada no dia 3 de dezembro e permitiu que cientistas da região debatessem e compartilhassem experiências com os membros do grupo de trabalho da IAP.

A versão completa do documento será disponibilizada apenas em inglês, mas o sumário executivo será lançado em outros seis idiomas, inclusive o português. O evento de lançamento do relatório reunirá partes interessadas para discutir o atual cenário das práticas predatórias, e será conduzido integralmente em inglês. A Academia Brasileira de Ciências foi responsável pela tradução para o português e da divulgação no Brasil da pesquisa promovida em 2021, assim como da revisão da versão em português do sumário executivo. 

Inscreva-se.