Confira trechos do artigo de autoria de Virgílio Almeida, diretor da ABC, em conjunto com Francisco Gaetani, publicado no Valor Econômico em 21/02. O texto aborda a necessidade de uma transformação digital para que o Brasil se torne uma potência global em tecnologia. 

A competição global tornou-se digital. A integração do Brasil à economia mundial está condicionada ao equacionamento de um conjunto variado de déficits digitais nos heterogêneos setores da economia brasileira. O país não manterá – ou ampliará – sua participação no comércio internacional sem uma revolução digital na estrutura de suas empresas e nas agências do governo. Não se transformará em potência global sem agregar tecnologia às suas
exportações.

Há um curso de ação que se descortina com clareza a despeito da neblina da conjuntura. A redução do hiato digital dos variados ramos da economia e da vida social constitui-se em uma extraordinária oportunidade de negócios em si e numa poderosa alavanca sistêmica para o conjunto do parque produtivo do país. O impacto será tanto
maior quando estas transformações incidirem sobre os setores nodais das cadeias produtivas nacionais, como transportes, siderurgia, construção civil e metalurgia, dentre outros.

O hiato das potencialidades de transformação digital varia conforme o setor da economia. A área de finanças segue se digitalizando vertiginosamente a ponto de se colocar cada vez com mais força o debate sobre o futuro do dinheiro, tal qual o conhecíamos. A indústria automobilística nacional oscila entre o futuro digital e o passado
mecânico – como se houvesse escolha. A vanguarda do agronegócio internaliza inovações digitais continuamente assegurando ganhos consistentes de competitividade. O varejo passa por uma revolução barateadora de seus produtos. Educação e saúde ainda não adentraram na transformação digital de forma massiva. A logística não
para de revolucionar-se, em que pesem os efeitos disruptivos da epidemia sobre cadeias produtivas nacionais e internacionais. O tamanho da brecha digital e as condições para fechá-la variam, mas é importante que cada setor a mapeie e problematize a gestão de seu enfrentamento e redução.

A administração pública federal vem procurando, da forma possível dadas as circunstâncias do governo atual, enfrentar o desafio, ainda que de forma genérica e difusa. Várias políticas e estratégias na esfera digital tem sido formuladas ou revisitadas em áreas como inteligência artificial, ciber-segurança, internet das coisas, transformação digital etc. O Ministério da Economia tem implementado uma agressiva política de digitalização dos serviços públicos federais, reconhecida internacionalmente. Os governos estaduais e municipais, no entanto, seguem profundamente defasados frente às necessidades em curso.

A questão no plano micro é a dinâmica no âmbito de cada setor, em geral representados por entidades de classe que ainda não se deram conta da revolução em curso e da urgência de se digitalizarem e se reconfigurarem. Isto abrange mapeamento e reconfiguração de processos, modernização de equipamentos e tecnologias, desenvolvimento de plataformas digitais operacionais, qualificação da mão de obra para as tecnologias digitais e redefinição do perfil da força de trabalho.

 

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