Com o final do prazo para a inscrição de chapas para concorrer à Diretoria da ABC, o presidente Luiz Davidovich tem o prazer de apresentar a chapa única, que deve ser referendada pelos Acadêmicos em maio. Leiam a mensagem enviada por ele a todos os membros da ABC:

“Caros colegas da Academia Brasileira de Ciências, 

Terminado o prazo para inscrição de candidatos para a Diretoria da ABC, há agora uma única chapa, composta de cientistas experientes, competentes e combativos, que certamente trarão novas ideias e darão continuidade às ações em defesa do desenvolvimento científico e tecnológico do país.  

Em particular, a candidata a presidente, Helena Nader, tem sido uma grande companheira, nesse período difícil que estamos atravessando, quando enfrentamos ataques à evidência científica, perseguição a cientistas e cortes abruptos no orçamento de CT&I. Quando escolhi a Helena como vice-presidente desta Diretoria, fui motivado pela necessidade de ter nesse cargo alguém com a determinação, a experiência e a competência da Helena. Fico muito contente que ela tenha aceito este novo desafio.  

Ingressei na Diretoria da ABC no último mandato de Eduardo Krieger. Em seguida, participei dos três mandatos de Jacob Palis. Aprendi muito com eles, admirava neles o humanismo, a inteligência, a sabedoria e a liderança. Considerando ainda meus dois mandatos, completarei em maio 18 anos na Diretoria da ABC!  Maioridade! Já é tempo de passar o bastão… 

Mas a luta continua e os próximos meses até o término de meu mandato, em maio deste ano, vão certamente requerer da Diretoria atual muita atenção e muito trabalho.  

Agradeço a vocês o apoio nesses tempos difíceis. Valeu a convivência com pessoas comprometidas com a luta pelo desenvolvimento científico e, mais que isso, com preocupação social, dispostas a sacrificar tempo de família e atividades científicas em prol do bem comum.  

A chapa agora apresentada me deixa tranquilo. A Academia Brasileira de Ciências estará, certamente, em boas mãos. 

Abraços, 

Luiz Davidovich.” 


DIRETORIA (chapa única):

Presidente
Helena Bonciani Nader

Vice-presidente
Jailson Bittencourt de Andrade

Vice-presidentes regionais

Adalberto Luis Val – Norte
Anderson Stevens Leonidas Gomes – Nordeste e Espírito Santo
Mercedes Maria da Cunha Bustamante – Minas Gerais e Centro-Oeste
Patricia Torres Bozza – Rio de Janeiro
Glaucius Oliva – São Paulo
Ruben George Oliven – Sul

Diretores
Alvaro Toubes Prata
Maria Domingues Vargas
Mariangela Hungria
Roberto Lent
Virgílio Augusto Fernandes Almeida


LEIA O MANIFESTO DA CHAPA CANDIDATA