No dia 17 de fevereiro a Secretaria da ABC enviou para todos os membros titulares da Academia Brasileira de Ciências uma mensagem eletrônica, convidando-os para se candidatarem ao Programa Aristides Pacheco Leão de Estímulo a Vocações Científicas (PAPL), chamada 2023. O convite é para que aqueles Acadêmicos interessados em contribuir com a formação de uma nova geração de cientistas brasileiros ofereçam seus laboratórios para estágio de estudantes universitários brasileiros nas próximas férias acadêmicas de verão.

O objetivo principal do Programa é criar mecanismos que permitam a universitários vocacionados para a atividade científica estagiar em laboratórios chefiados por membros titulares da ABC. Serão concedidas até 50 bolsas para o ano de 2023. O estágio será realizado durante as férias acadêmicas de verão, dentro do período de 4 de janeiro a 10 de março de 2023, em regime de tempo integral. Os recursos para essas 50 bolsas virão da Fapesp.

Laboratórios situados em São Paulo receberão estudantes de outras regiões do país e vice-versa: laboratórios de outras regiões receberão alunos paulistas.

A seleção dos laboratórios e dos estudantes contemplados será feita por uma comissão designada pelos coordenadores do PAPL, composta por membros da ABC e da Fapesp.

O membro titular da ABC tem até o dia 16 de março de 2022 para responder à convocação. Quem não recebeu a mensagem pode se corresponder com a Secretaria através do endereço papl@abc.org.br.

Deseja mais informações? Acesse https://www.abc.org.br/papl