A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) realizou, no dia 11 de fevereiro, a cerimônia virtual de entrega do 3º Prêmio “Carolina Bori Ciência & Mulher”, que nesta edição contempla a categoria Mulheres cientistas. A cerimônia foi transmitida pelo canal da SBPC no YouTube, no Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência. Criado em 2019, o Prêmio “Carolina Bori Ciência & Mulher” é uma homenagem da SBPC às cientistas brasileiras destacadas e às futuras cientistas brasileiras de notório talento, que leva o nome de sua primeira presidente mulher, Carolina Martuscelli Bori.

O evento contou com a participação das agraciadas desta edição, incluindo a Acadêmica Beatriz Leonor Silveira Barbuy, professora titular do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da Universidade de São Paulo (USP), na área de Engenharias, Exatas e Ciências da Terra. As cientistas Nilma Lino Gomes, professora titular emérita da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), vencedora na área de Humanidades e Gulnar Azevedo e Silva, professora titular do Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), e vencedora na área de Biológicas e Saúde também estão entre estarão presentes.

Nesta edição, a SBPC ofereceu a cada vencedora um troféu e um prêmio de R$ 10 mil, além de passagem aérea e hospedagem para que elas participem de um painel durante a 74ª Reunião Anual da SBPC, que este ano será realizada na Universidade de Brasília (UnB), no mês de julho.

Participaram também da cerimônia de entrega o presidente da SBPC, Renato Janine Ribeiro, representantes da farmacêutica Allergan Aesthetics, uma empresa AbbVie, e da Oxíteno, que patrocinam o evento, e as integrantes da comissão julgadora, que falaram sobre o processo de escolha das vencedoras e a importância desta iniciativa. As Acadêmicas Vanderlan da Silva Bolzani, professora titular do IQAr-Unesp e presidente da Academia de Ciências do Estado de SP (Aciesp) e Débora Foguel, professora titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e membro do Conselho da SBPC, estiveram presentes.

Vanderlan Bolzani concordou que é preciso premiar mulheres cientistas no Brasil para dar visibilidade ao trabalho delas. “Com o Prêmio Carolina Bori mostramos ao mundo que a sustentabilidade do mundo depende de homens e mulheres unidos, com o mesmo objetivo: construir um mundo mais justo, especialmente no que diz respeito aos países subdesenvolvidos e em desenvolvimento, lugares em que as dificuldades das mulheres são ainda maiores”, cloncluiu a Acadêmica.

Débora Foguel lembrou o quanto a ciência brasileira feita por mulheres no Brasil já caminhou. “Já ocupamos vários espaços e, por isso, não podemos esquecer das que nos antecederame e abriram o caminho, que ainda é longo. Temos muitas conquistas a fazer. ” Ela apontou que nos cargos de poder, nos salários e nas bolsas de produtividade, no entanto, ainda é preciso muito empenho para que as mulheres alcancem um equilíbrio de gênero. “A ideia desse prêmio é que sirvam de exemplo para as meninas. Temos que fazer com que as trajetórias dessas mulheres brasileiras, cientistas de excelência, entre nas escolas públicas de ensino básico para animar meninas a ingressar nessa caminhada.”

A premiada Beatriz Barbuy agradeceu a honraria. Ela estimulou que as estudantes das áreas de ciência busquem a oportunidade de passar alguns anos em instituições fora do Brasil. “Isso dá uma perspectiva diferente, vemos nosso país de fora e temos acesso a outras influências na carreira. São experiências que ampliam nosso horizonte na ciência e contribuem imensamente no nosso crescimento pessoal”. Ela relatou suas vivências profissionais nos Estados Unidos e na França, e apresentou alguns slides sobre o seu trabalho. Explicou que seu objetivo é entender os processos de formação da galáxia e que o processo envolve modelização de atmosferas de estrelas, abundâncias químicas, formação dos elementos e portanto, envolve física atômica e física nuclear. 

Segundo Janine Ribeiro, parte da premiação em dinheiro foi possível graças ao patrocínio recebido nessa edição. “Nós consideramos que é muito importante este envolvimento do setor empresarial no prestígio à ciência. Espero que este prêmio – que leva o nome da nossa saudosa Carolina Bori, que foi uma cientista destacada e batalhadora em prol da ciência – seja um incentivo para que outras mulheres sejam reconhecidas e que mais meninas ingressem nesse mundo”.

Assista a Cerimônia virtual de entrega do 3º Prêmio “Carolina Bori Ciência & Mulher no Canal da SBPC no YouTube.