Os Acadêmicos Ado Jório de Vasconcelos e Aldo José Gorgatti Zarbin participaram da mais recente edição do podcast “O Cânone em Pauta”, um dos ramos da plataforma multimídia do Estado de São Paulo, intitulada “Estado da Arte”. Ao lado do cientista Ernesto Joselevich, os Acadêmicos participaram do debate sobre Nanotecnologia mediado pelo apresentador Marcelo Consentino.

Confira um resumo do conteúdo:

“Enquanto a nanotecnologia avança para cobrir a lacuna entre a fantasia e a realidade, os visionários a veem como uma panaceia capaz de eliminar a poluição nos países ricos e a fome nos países pobres, reconstruir plantas e animais extintos, e diagnosticar e curar todos os nossos males. Fala-se até em nano-robôs que “viverão” em nossos corpos, eliminarão patógenos, reverterão traumas e turbinarão nossas capacidades físicas e mentais. Para os céticos isso nunca será mais que um delírio futurista. Os alarmistas enxergam o próximo passo na guerra química e biológica, com nano-robôs fugindo aos laboratórios para evoluírem como seres sensíveis que escaparão ao controle da humanidade e finalmente a substituirão.

Mas o que realmente acontece quando o ser humano se torna capaz de redesenhar e reconstruir com precisão atômica as partículas que compõem o tecido da existência? Quais as conquistas da nanotecnologia hoje? Quais os desafios para o futuro? E quais os dilemas éticos e regulatórios envolvidos nessa aventura?”

O episódio foi lançado no dia 9/2 e está disponível no Spotify. Ouça gratuitamente: