Em 3 de fevereiro a ABC lançou a publicação “Fundos setoriais e as ciências humanas e sociais: a importância de financiar a produção do conhecimento”. O coordenador do Grupo de Trabalho (GT) foi o vice-presidente da ABC para a região Nordeste, Jailson Bittencourt de Andrade.

O “grupo núcleo” contou ainda com os Acadêmicos Helena B. Nader, Adalberto Luis Val, Ado Jorio de Vasconcelos, Alvaro Toubes Prata, Ruben George Oliven, Wanderley de Souza e Oswaldo Alves (in memoriam). O grupo de redação envolveu, além do coordenador e do “grupo núcleo”, os Acadêmicos Adalberto Fazzio, Alicia Juliana Kowaltowski, Antonio Gomes de Souza Filho, Edson Watanabe, Elibio Leopoldo Rech Filho, Elisa Maria da Conceição Pereira Reis, Glaucius Oliva, Manoel Barral Netto, Marcelo Torres Bozza, Marcia Cristina Bernardes Barbosa, Mariangela Hungria da Cunha, Nadya Araujo Guimarães, Paulo Arruda, Roberto Kant de Lima e a economista Gianna Sagazzio, diretora de inovação da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

A publicação elenca alguns eixos temáticos no campo de humanas e sociais que o GT considera de financiamento prioritário. Isso porque, diferentemente de outras ciências, o campo não conta com um fundo setorial exclusivo No entanto, é possível identificar oportunidades de financiamento em fundos dedicados às demais áreas do conhecimento. Neste contexto, é importante que existam programas transversais com espaço para temas das humanidades.

O texto ressalta que para enfrentar os desafios que se colocam diante do Brasil e poder criar programas que tenham resultados eficazes, é preciso compreender a dinâmica da sociedade. Isso requer pesquisas desenvolvidas por cientistas sociais, visando captar os diferentes aspectos de uma realidade que é complexa e multifacetada. Os autores elegeram como eixos temáticos prioritários a desigualdade, o cuidado com a infância e a juventude, a saúde mental, a segurança nas cidades e no campo, a educação e a inclusão digital, a diversidade étnica, cultural e regional, entre outros.
Este texto fará parte do documento aos Presidenciáveis, publicação que a ABC entrega aos candidatos à Presidência da República, de quatro em quatro anos.

Leia aqui a publicação na íntegra