José Luís Fontes da Costa Lima

A Academia Brasileira de Ciências manifesta o seu pesar pela passagem de José Luís Fontes da Costa Lima, membro correspondente da Academia desde 2005.

Nascido em 5 de dezembro de 1945 na cidade do Porto, em Portugal, Costa Lima fez carreira na Universidade do Porto, onde licenciou-se em química em 1970. Em 1985, formou-se doutor em química, com especialidade em química analítica.

Em 1986, se tornou professor auxiliar e criou a “Escola de Química Analítica” na Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto. Dez anos depois, em 1996, chegou a categoria de professor catedrádico da mesma faculdade. Foi coordenador do Mestrado Europeu em Química Analítica Ambiental e é responsável pela formação de várias gerações de doutores a quem, carinhosamente, apelidava de “filhos científicos”.

Suas pesquisas se davam, principalmente, na área da química analítica, dedicando-se também à química ambiental, química alimentar, bioquímica e eletroquímica. É autor e co-autor de centenas de artigos científicos em publicações internacionais.

A ABC se solidariza com a família, amigos e colegas do professor José Luís Fontes da Costa Lima e presta homenagem à vida e obra do ilustre Acadêmico.