É com profunda tristeza que informamos o falecimento do membro titular da ABC Ademir Neves, ocorrido no dia 30 de janeiro, em Florianópolis, Santa Catarina. Pesquisador reconhecido mundialmente, o professor Ademir certamente foi um dos maiores expoentes da química inorgânica e um pilar da química bioinorgânica no Brasil.

Durante mais de 40 anos teve uma brilhante carreira acadêmica no Departamento de Química da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), onde fundou o Laboratório de Bioinorgânica e Cristalografia, no qual formou mais de 60 mestres e doutores que hoje se destacam em diferentes instituições do país e do exterior. Recebeu o título de professor emérito da UFSC em dezembro de 2021.

Entre as muitas condecorações e prêmios que recebeu, em 2010, lhe foi outorgada a Comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico. Além da ABC, também integrou a Sociedade Brasileira de Química (SBQ). Organizou importantes congressos na área de química inorgânica, incluindo dois Brazilian Meetings on Inorganic Chemistry (BMIC),  evento bienal, e o International Conference on Biological Inorganic Chemistry (ICBIC) em 2017. 

Ademir Neves nos deixa um enorme legado científico e permanecerá na memória dos que o conheceram, com sua alegria, força, cordialidade, entusiasmo e como um exemplo de dedicação, ética e excelência.

A ABC lamenta a perda deste importante cientista cumprimenta os familiares.