É com profundo pesar que a Academia Brasileira de Ciências comunica a morte da professora Leny Cavalcante, na madrugada do dia 19/1, em Portugal. A Acadêmica lutava para se recuperar de um AVC há quase dois anos. 

Cavalcante graduou-se em medicina pela Universidade Federal do Ceará em 1966. Em seguida, fez mestrado em physiology-anatomy na University of California e doutorado em ciências biológicas (biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Em 1975, entrou para o quadro de docentes do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho como professora adjunta. Orientou 11 alunos em doutorado e 10 em mestrado e publicou 62 artigos, 15 livros e 6 capítulos de livros.

A cientista teve um grande papel na Academia: de 1995 a 1997, foi editora-chefe do periódico patrocinado pela ABC,  a Revista Brasileira de Biologia, e de 1999 a 2003 foi editora-chefe do periódico oficial da Academia, os Anais da Academia Brasileira de Ciências. Sua trajetória foi tão importante que em 1985 entrou na Academia Brasileira de Ciências como Membro Associado e em 1997, como Membro Titular. Era também membro da Academy of Sciences for the Developing World (TWAS).

Cavalcante deixa uma filha, um neto e também um grande número de amigos e admiradores em toda a comunidade de neurobiologia brasileira. 

A ABC lamenta profundamente a perda deste grande cientista e presta suas condolências aos familiares e amigos.