É com grande pesar que a Diretoria da Academia Brasileira de Ciências comunica a morte do matemático Jorge Manuel Sotomayor Tello, na última sexta-feira (7). O Acadêmico tinha 79 anos. 

Filho de Alfonso Sotomayor Ibarra, contabilista, e Clara Rosa Tello de Sotomayor, o cientista nasceu em Lima, Peru, onde permaneceu até concluir a graduação como bacharel em matemática, em 1962, na Universidad Nacional Mayor de San Marcos. Teve seu interesse pelo estudo da matemática despertado com os ensinamentos do mestre Cyro Herrera, no ano de 1957, enquanto estudava no Colégio Nacional 2 de Mayo. 

Com apoio do membro titular da ABC Maurício Peixoto (1921-2019), o pesquisador foi admitido para um estágio no Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), tornando-se um dos primeiros doutores formados pelo centro de pesquisa, em 1964. Anos depois, tornou-se pesquisador do instituto carioca, atuando até os anos 1990. Em 1993, foi admitido como professor titular do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (USP), onde permaneceu até a morte. 

Sotomayor era especialista em equações diferenciais ordinárias, atuando principalmente em linhas de curvatura e pontos umbílicos, bifurcações e teoria qualitativa das equações diferenciais.

A ABC lamenta profundamente a perda deste grande cientista e presta suas condolências aos familiares e amigos.