ABC E SBPC REFORÇAM A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO DA CAPES

A convite da presidente da CAPES, Claudia Toledo, o presidente e a vice-presidente da ABC, Luiz Davidovich e Helena Nader, bem como o presidente e o vice-presidente da SBPC, Renato Janine Ribeiro e Paulo Artaxo, tiveram uma reunião virtual com a presidente da CAPES na segunda-feira dia 27 de dezembro, das 9h30 às 10h45. A reunião contou também com a presença do Secretário de Pesquisa e Formação Científica do MCTI, Marcelo Morales.

Na ocasião, os representantes da comunidade científica manifestaram o descontentamento desta com as expressões da presidente da CAPES, em sua entrevista ao jornal O Globo, desrespeitosas em relação a vários colegas cientistas e pesquisadores, que renunciaram a seus cargos de representação na agência. Também manifestaram sua defesa da CAPES como instituição, levando em conta a contribuição que ela deu ao Brasil ao longo de 70 anos no aprimoramento da qualidade de nossa pós-graduação e pesquisa. Defenderam, igualmente, a Avaliação Quadrienal e a soberania do CTC-ES na atribuição de conceitos sobre os cursos existentes e nas decisões sobre propostas de cursos novos, em especial aqueles na modalidade a distância.

A presidente da CAPES reiterou seu compromisso com a extensão do mandato dos atuais coordenadores e consultores de área, de modo a garantir a continuidade do processo de avaliação, comprometendo-se a consultar as sociedades científicas pertinentes para a substituição de coordenadores e consultores que não desejem continuar, e comprometeu-se também a respeitar as decisões do CTC com relação à atribuição de conceitos sobre os cursos existentes e propostas de cursos novos. Quanto à entrevista publicada no jornal O Globo, afirmou que as expressões utilizadas foram retiradas do contexto, e que explicaria a origem das mesmas em mensagens a serem enviadas aos coordenadores e consultores de áreas, bem como aos coordenadores de
pós-graduação. Essas mensagens reiterariam também os compromissos assumidos.

A Academia Brasileira de Ciências e a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência consideram fundamental que a CAPES mantenha sua trajetória histórica de avaliação e apoio à pós-graduação nacional, construída por meio de intensa interlocução com a comunidade acadêmica e responsável pelo avanço significativo da ciência brasileira desde sua fundação em 1951.

Rio de Janeiro e São Paulo, 27 de dezembro de 2021.

Luiz Davidovich 
Presidente da ABC

Renato Janine Ribeiro
Presidente da SBPC


Acesse o pdf da carta