Nesta terça-feira, 14 de dezembro, a Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados realizou uma audiência pública para discutir a reconstrução do Museu Nacional. Participaram a Reitora da UFRJ, Denise Pires de Carvalho, o Diretor do Museu Nacional e membro titular da ABC, Alexander Kellner, e a gerente executiva do projeto de reconstrução do Museu Nacional, Lucia Coelho Basto.

No dia 2 de setembro de 2018 um gigantesco incêndio atingiu o Palácio da Quinta da Boa Vista, sede do Museu Nacional. O fogo destruiu o prédio, tombado pelo patrimônio histórico nacional, e grande parte do acervo do museu. Este incluía, dentre outras peças de valor inestimável, alguns dos mais importantes achados da arqueologia brasileira, como o esqueleto de Luzia, mais antigo registro humano do nosso território.

O Museu Nacional é vinculado à UFRJ, mas sua origem precede à própria Universidade. Fundado em 1818 por D. João VI, o museu é a mais antiga instituição científica brasileira e cumpre um importante papel não apenas na divulgação da ciência, mas também na sua produção. A instituição é polo de pesquisa e educação em diferentes áreas como biologia, antropologia, história e linguística. O desastre de 2018 afetou o trabalho e a formação de muitos pesquisadores brasileiros.

Atualmente, o projeto Museu Nacional Vive já captou R$ 244,8 milhões dos R$ 380,5 milhões previstos para a reconstrução. As obras já estão em andamento e com previsão de término para 2026. O projeto vislumbra um novo Museu Nacional, que se torne referência para a América Latina. Mais moderno, mais acessível, com novas dinâmicas de exposição e novos espaços para pesquisa e educação.