A Rede InterAmericana de Academias de Ciência (IANAS) lançou a publicação “Catalisando Educação STEM e Compromisso Público por meio do Programa de Educação Científica da IANAS”. O lançamento faz parte da reativação do Programa de Educação Científica da entidade, com foco em Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM).

Disponível em inglês e espanhol, a publicação traz recomendações para estimular que cada vez mais jovens sigam na carreira científica, identificando as principais barreiras existentes nesse percurso. São abordadas questões como a ciência em países subdesenvolvidos e dificuldades adicionais por fatores como raça, gênero e classe social. O documento discute também formas de engajar a comunidade escolar, acadêmica e a sociedade civil nesse debate, elaborando formas de estreitar os laços entre cientistas e a população.

O painel responsável pela publicação foi composto por especialistas de todas as Américas. O Brasil esteve representado pela membro titular da ABC, Débora Foguel, e pela coordenadora da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE), Roseli de Deus Lopes.

Leia o documento na íntegra, em inglês ou espanhol.