Leia nota enviada pelo editor-chefe dos Anais da ABC (AABC), o paleontólogo e diretor do Museu Nacional da UFRJ, Alexander W. Kellner:

Já tem sido corriqueira a observação das enormes dificuldades pelas quais passa a ciência brasileira. Por isso mesmo que boas notícias têm que ser celebradas.

Em 2018, os Anais da Academia Brasileira de Ciências (AABC) iniciou uma ação de reconhecimento dos trabalhos que têm sido mais citados, contribuindo com os índices da revista. Aliás, o Fator de Impacto (IF) dos AABC é o mais alto de sua história: 1.753. A revista foi recentemente classificada pela Capes como Qualis A2 em todas as áreas.

O trabalho com mais citações em 2020 foi… o mesmo que obteve o maior número de citações no ano passado (2019): Climatic characteristics of the 2010-2016 drought in the semiarid Northeast Brazil region ! Coordenado pelo Acadêmico José A. Marengo (Cemaden), esse estudo conseguiu impressionantes 49 citações – bem acima da média da revista. Novamente, é com muita felicidade que parabenizo aos autores.

Aproveito para sugerir que todos visitem o site do SciELO, onde todos os artigos dos AABC podem ser obtidos sem custo, como também convido para examinar (e divulgar!) a newsletter dos AABC, prestes a completar 50 edições, que contêm um breve resumo e o link de todos os trabalhos publicados na revista.

Alexander W. A. Kellner
Editor-Chefe dos Anais da Academia Brasileira de Ciências