Webinários da ABC | Ed.49
PLANEJANDO O SISTEMA DE SAÚDE PARA PRIORIDADES PÓS-COVID
Dia 23 de novembro, 3ª feira, 16h (GMT-3)

Os impactos da Covid-19 sobre os sistemas de saúde têm sido imensos.  Agora que estamos vivenciando um novo momento epidemiológico da pandemia, há tempo para que gestores de saúde organizem as ações necessárias para acolher as demandas relacionadas à Covid  longa e suas sequelas, assim como ao atendimento represado a pacientes portadores de doenças degenerativas e neoplásicas que deixaram de ser avaliados e atendidos ao longo do periodo crítico da pandemia. 

Para debater esses temas, a Academia Brasileira de Ciências convidou:

Adriano Massuda, José Gomes Temporão, Gulnar Mendonça e Nadine Clausell
  • Adriano Massuda (FGV)

Médico sanitarista e professor da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas ((FGV/EAESP) e pesquisador do FGV-Saúde. Foi secretário de Saúde de Curitiba e secretário Nacional de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde. Fez mestrado e doutorado em saúde coletiva na Unicamp.

  • José Gomes Temporão (Fiocruz)

Médico sanitarista, pesquisador da Fiocruz. Doutor em medicina social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e mestre em saúde pública pela Fiocruz. Membro titular da Academia Nacional de Medicina. Foi ministro da Saúde entre 2007 e 2011.

  • Gulnar Azevedo e Silva Mendonça (Uerj)

Médica, professora titular do Instituto de Medicina Social Hesio Cordeiro da Uerj. Tem mestrado em saúde coletiva pela Uerj e doutorado em medicina pela Universidade de São Paulo (USP). Integra a Diretoria do Programa Global de Vigilância da Sobrevida em Câncer (Concord).

  • Nadine Clausell (UFRGS)

Professora titular do Departamento de Medicina Interna da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e diretora-presidente do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Doutorada em ciências cardiovasculares pela Universidade de Toronto, no Canadá.

Os moderadores serão o presidente da ABC, Luiz Davidovich, e o Acadêmico Arnaldo Colombo.


INSCREVA-SE EM: https://bit.ly/abcwebinario49

ASSISTA EM: www.abc.or.br/transmissao