Nascido em 1985, em São Paulo, Gabriel Teixeira Landi, teve uma infância tranquila. Sua mãe era dona de casa e o pai, pequeno empresário.  Gabriel é o filho mais novo dentre os três do casal. Sua irmã, cinco anos mais velha, fez publicidade. Ele conta que seu irmão do meio inicialmente queria cursar matemática, mas foi dissuadido pela pressão social e familiar, acabando por cursar administração. 

No colégio, Gabriel sempre gostou de física, matemática e história. Como grande parte dos adolescentes, não sabia o que queria fazer da vida, apesar de ter a preferência pela física. Porém, no último ano do ensino médio teve uma professora de física que fazia mestrado em astronomia e teve uma forte influência em sua tomada de decisão em favor deste caminho.  

Ingressou no bacharelado em física na Universidade de São Paulo (USP), no ano de 2003. Gabriel conta que seus anos de graduação não foram particularmente nobres. “Acho que não era maduro o suficiente para apreciar de fato o que estava fazendo”, admite o cientista. Além disso, sua primeira experiência com a iniciação científica não foi das melhores. No entanto, tudo isso começou a mudar no último ano da faculdade. Faltando três meses para se formar, começou a iniciação científica com um docente que lhe estimulou para seguir na carreira científica e, a partir de então, seu interesse em pesquisa foi despertado.  

No mesmo ano da sua graduação, Landi deu início ao mestrado em física pela USP. Deu seguimento aos estudos na mesma área, concluindo o doutorado em 2012. No ano seguinte, fez estágio de pós-doutorado na mesma instituição. Refletindo sobre as figuras importantes para sua formação e desenvolvimento, tanto profissional quanto pessoal, ele cita seu orientador de mestrado e doutorado, o professor Antonio Domingues dos Santos. “O professor Domingues é uma pessoa de muito caráter, que possui vasto conhecimento sobre a ciência e sobre a vida”, ressaltou Landi.  

Desde 2013, Gabriel Landi é professor do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IF-USP). Trabalhando com física teórica, sua área de estudo é dos computadores quânticos que, segundo ele, foram notícia nos últimos anos. Seu principal interesse de pesquisa é o desenvolvimento da teoria de sistemas quânticos abertos e suas aplicações em termodinâmica quântica e fenômenos de transporte quântico. Ele explica que a área possui diversas aplicações atuais, como relógios atômicos e sensores quânticos, assim como diversas potenciais aplicações futuras, como computação quântica e criptografia quântica. “Meu trabalho busca olhar para a física quântica do ponto de vista da termodinâmica. Isso é interessante, pois permite ter um contato íntimo com conceitos extremamente aplicados, como máquinas térmicas e refrigeradores; a diferença é que, no meu caso, penso sobre essas questões do ponto de vista quântico”, esclarece.  

Apaixonado pela ciência e pela sua área, ele se diz encantado pelas fronteiras do conhecimento, a linha que separa aquilo que sabemos do que não sabemos. “Em minha área, me sinto muito atraído pela quantidade enorme de potenciais aplicações, tudo que poderemos desenvolver no futuro com o maior controle que temos adquirido sobre sistemas quânticos”, afirma o cientista.  

Landi ressaltou a enorme importância do título de membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências por dois motivos principais. O primeiro é o reconhecimento pessoal. “O grupo de pesquisa onde eu comecei não era um grande grupo, com histórico de grandes publicações e etc. E através de muito trabalho, pude ver minha carreira ascendendo gradualmente. Vejo esse título como um reconhecimento deste processo”, declara. O segundo motivo de júbilo, para ele, é o reconhecimento da importância da área de informação quântica para a ciência nacional. “O Brasil sempre foi extremamente respeitado nesta área, em nível mundial. Temos aqui um histórico impressionante de pesquisadores pioneiros em suas áreas de conhecimento. Esse título, portanto, me agrada por representar mais uma conquista para essa área, que eu acredito ser tão importante”, complementa.