Confira a íntegra do documento escrito pelos professores eméritos da UnB. Entre os assinantes, está o membro titular da ABC Isaac Roitman.

 

Os Professores Eméritos da Universidade de Brasília (UnB), abaixo assinados, vêm a público expressar a sua indignação e repudiar a injusta exclusão dos cientistas Adele Schwartz Benzaken e Marcus Vinícius Guimarães de Lacerda da lista de agraciados com a Ordem Nacional do Mérito Científico. Os seus nomes foram indicados por uma comissão paritária de membros do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Academia Brasileira de Ciências (ABC) e Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SPBC), que legitima e garante que sua escolha de cientistas se dê em virtude de seu mérito científico, fora de qualquer injunção política.

Em decreto de 03 de novembro de 2021 foi publicada a lista dos agraciados com a honraria e, em 05 de novembro de 2021 o Presidente da República, surpreendentemente fez publicar novo decreto excluindo os dois cientistas acima mencionados, por pura perseguição política.

Essa atitude indigna confronta com os pensamentos dos fundadores da Universidade de Brasília, Darcy Ribeiro e Anísio Teixeira. A UnB já foi palco de atrocidades de governos autoritários e não pode ficar calada diante dessa atitude que fere e envergonha a comunidade acadêmica e toda a sociedade brasileira. Em adição condenamos o atual governo pelo corte abusivo nos orçamentos das Universidades públicas brasileiras e na destruição do Sistema de Ciência e Tecnologia do país, revelando a falta de visão do futuro e desprezo pela Ciência que comprometerá o desenvolvimento social e econômico do Brasil.

Assim, prestamos nossa solidariedade aos cientistas Adele Schwatz Benzaken e Marcus Vinícius de Lacerda, excluídos da lista de agraciados, bem como aos vinte e um cientistas que

renunciaram coletivamente às suas indicações, demonstrando uma solidez ética de brasileiros dignos.

Brasília, 14 de novembro de 2021

Albino Verçosa Magalhães

Alcida Ramos

Aldo Paviani

Antonio Raimundo Lima Cruz Teixeira

Benigna Maria de Freitas Villas Boas

Carlos Eduardo Tosta da Silva

Carlos Roberto Felix

Cleber José Rodrigues Alho

Cristovam Buarque

Dioclécio Campos Junior

Eliot Watanable Kitajima

Estevão de Rezende Martins

Eunice Soriano Alencar

Eva Wairos Pereira

Fernanda Fonseca Sobral

Flavio Versiani

Frederico Holanda

Hartmut Günter

Hildo Honório do Couto

Isaac Roitman

Ivone Rezende

Jacques Velloso

Joanilio Teixeira

José Carlos Córdova Coutinho

José Salomão David Amorim

Julio Cesar Melatti

Liana Fortuna Costa

Maria Stela Grossi Porto

Luis Afonso Bermudez

Maria de Fátima da Silva Verdeaux

Maria Sueli Felipe

Murilo César Ramos

Othon Henry Leonardos

Pedro Demo

Pedro Luis Tauil

Reinharddt Adolfo Fuck

Sergio Dayrell Porto

Susana Pinheiro Machado Mueller

Sylvia Ficher

Venício Artur de Lima

Vicente Faleiros

Volnei Garrafa

Zulmira Guerrero Marques Lacava