A comunidade científica brasileira está de luto. É com imenso pesar que informamos o falecimento, no dia 14 de novembro, de um dos mais brilhantes físicos brasileiros, professor Luiz Guimarães Ferreira, Guima, como era chamado pelos colegas.

Nascido no Rio de Janeiro em janeiro de 1937, cursou o colégio Santo Inácio, formando-se em primeiro lugar da turma. Ingressou no ITA em 1955 em primeiro lugar no vestibular e foi um dos alunos mais brilhantes do ITA. Formou-se em Engenharia Eletrônica em 1959, em primeiro lugar, e logo ingressou no MIT onde obteve o PhD em 1964 sob orientação do professor George W Pratt Jr.

O Prof. Guimarães foi pioneiro no uso intensivo de computadores para o entendimento de propriedades eletrônicas em materiais em particular estruturas eletrônicas de sólidos. Professor titular do Instituto de Física da USP, onde trabalhou como pesquisador e professor o maior tempo de sua vida. Foi diretor do Instituto de Física da USP no período de 1982 a 1986 e era membro titular da Academia Brasileira de Ciências.

Um dos pioneiros da área de Física do Estado Sólido no Brasil, ele exerceu grande influência na formação da comunidade de pesquisadores na área de Estrutura Eletrônica. Teve contribuições cientificas importantes. Em 1964 apresentou um trabalho sobre cálculos de bandas relativísticos, na Conferência Internacional de Semicondutores em Paris, que foi publicado no Journal of Chemistry of Solids em 1967. Em 1970, publicou no Physical Review um trabalho importante, sobre que fases devem ser atribuídas às funções de Bloch de maneira a obter funções de Wannier com larguras mínimas. Em 1971, publicou no Physical Review A, em colaboração com José Roberto Leite, então seu orientando de doutorado, o primeiro trabalho para cálculo de energia de ionização em átomos usando o procedimento da meia ocupação orbital no método DFT, posteriormente utilizado por J. C. Slater. Em 1978, baseado no método bastante simples desenvolvido por Wigner e Seitz em 1937, fez uma formulação variacional em um trabalho publicado no Physical Review Letters.

Mais recentemente, em colaboração com A. Zunger e  S.H-Wei, teve contribuições muito importantes na descrição de ligas metálicas e semicondutoras. Outro exemplo, muito utilizado para descrição de sistemas desordenados, o método “Special quasirandom structures” foi publicado no Physical Review Letters em 1990.

O Prof. Guimarães foi orientador de mais de 30 estudantes de mestrado e doutorado. Foi um pesquisador, orientador e professor muito querido e dedicado sempre enaltecendo a importância da pesquisa científica. Seu falecimento é uma perda incalculável.

 

São Paulo, 15 de novembro de 2021.

 

Adalberto Fazzio e Sylvio Canuto