No dia 8 de novembro, segunda-feira, foi realizada a Reunião Anual do Programa de Águas da Rede InterAmericana de Academias de Ciências (IANAS, da sigla em inglês). O encontro aconteceu de forma virtual e foi dividido em duas sessões, de manhã e à tarde.

Na parte da manhã foi feito um balanço do ano de 2021 e projetado o orçamento da entidade para 2022. Dentre as conquistas do ano, o coordenador do Programa de Águas, Henry Vaux, destacou a publicação de quatro notas técnicas em periódicos com revisão por pares. Dentre os autores está o Acadêmico José Tundisi, representante focal do Brasil no Programa.

Durante a tarde, os autores das publicações tiveram a oportunidade de apresentar o trabalho realizado. Tundisi abordou as águas nos ambientes urbanos e sua relação com as mudanças climáticas globais. Também ocorreram palestras sobre monitoramento de águas fluvias, variação climática na América Central e eutrofização.

Além de Tundisi, a ABC esteve representada também por sua vice-presidente, Helena B. Nader, e por seu secretário-executivo de relações internacionais, Marcos Cortesão.

Os participantes da Reunião Anual do Programa de Águas da IANAS